cieloambiental@gmail.com

Fone cel: (54) 9.8132-5141
Notícias

Brasileiro mergulha no Havaí com tubarões ameaçados de extinção

Brasileiro mergulha no Havaí com tubarões ameaçados de extinção

Tubarão-das-Galápagos pode desaparecer da natureza, segundo IUCN.
Fotografias subaquáticas foram feitas no início deste mês, nos EUA.

Em viagem para o Havaí, nos Estados Unidos, no início de dezembro, o fotógrafo brasileiro Daniel Botelho, especializado em imagens subaquáticas, conseguiu registrar o momento em que cinco exemplares de tubarão-das-Galápagos (Carcharhinus galapagensis) nadavam próximo a uma embarcação com pesquisadores da Universidade de Honolulu.

Botelho conta que o grupo de tubarões passou a seguir o barco em alto mar e, acostumado a mergulhar com espécies consideradas perigosas, decidiu entrar na água com seu equipamento para fazer o registro dos animais

“Não tinha expectativa alguma de encontrar os tubarões. Eram exemplares adultos, que normalmente gostam de estabelecer dominância quando veem uma possível ameaça ou uma possível fonte de alimento. Como eles viram que não éramos alimento, estabeleceram uma ‘relação de paz’”.

Segundo o brasileiro, esses tubarões gostam de cheirar e se aproximar. De acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), o tubarão-das-Galápagos é considerado quase ameaçado de extinção.

Há oito anos trabalhando com fotografias feitas debaixo da água, já conseguiu flagrantes como o de um crocodilo-do-nilo, que ficou a poucos centímetros de distância do brasileiro. O fato ocorreu em Botsuana, na África.

Pesquisa para proteção
Daniel afirma que a partir de julho do próximo ano vai passar a colaborar com pesquisadores da Universidade de Honolulu, que realizarão levantamento das espécies de tubarões que vivem nos arredores das ilhas do estado norte-americano.

Segundo ele, o objetivo do trabalho será alertar o governo dos EUA para reforçar o patrulhamento na região, evitando a pesca de tubarões. “Queremos saber a quantidade e a variedade desses animais na região do Havaí”, explica.

Fonte: Eduardo Carvalho Do Globo Natureza.

Foto: Divulgação/Daniel Botelho

0 Comentários

Deixe uma resposta