cieloambiental@gmail.com

Fone cel: (54) 9.8132-5141
Notícias

Começam as análises do CAR e a maioria deve ser refeito

Começam as análises do CAR e a maioria deve ser refeito

O segundo semestre de 2017 começou agitado para quem trabalha com Cadastro Ambiental Rural (CAR). Veja neste artigo o que está levando a tantas retificações

Desde que se iniciou o Cadastro Ambiental Rural (CAR) houve um certo desânimo por conta dos profissionais habilitados devido ao descaso com que o mesmo foi tratado. Houve uma banalização total e pudemos assistir o CAR sendo realizado sem critério algum.

O prazo final para o cadastramento está previsto para dezembro de 2017. As análises iniciaram em vários estados e estamos vendo agora que grande maioria do trabalho deverá ser refeito. Em uma análise primária constata-se uma “vergonhosa” sobreposição de áreas, imóveis totalmente deslocados, CAR preenchido sem as informações referentes à área de Reserva Legal, de Áreas de Preservação Permanente e Área Consolidada, erros grosseiros de preenchimento da parte documental, dentre outros.   Talvez esteja chegando o momento que eu sempre ouço nos treinamentos e eventos: “vamos aguardar as retificações”.

Chegou o tão esperado momento, porém percebemos que os erros, a má informação, a falta de comprometimento, não foi somente por parte dos “qualquer um” que preenchia o cadastro, mas também de nós, profissionais, seja por desconhecimento da complexa legislação, por falta de comprometimento com o que deveria ser o correto e até mesmo pelo jeitinho brasileiro de querer “proteger” nossos clientes compactuando com informações enganosas na esperança que vá dá certo.

Se para o cadastramento deixou-se de ler a Lei 12.651 e demais decretos e normativos, agora não podemos mais ignorá-los, pois nas pendências das análises, em diversos estados, a correção, ou a justificativa para o não cumprimento estão sendo efetuadas à luz da legislação.

Ainda vem muita coisa boa por aí…

Fonte:  Margarete Maria – http://www.geoeduc.com

0 Comentários

Deixe uma resposta