cieloambiental@gmail.com

Fone cel: (54) 9.8132-5141
Notícias

Ibama apreende 10 toneladas de pescado em Rio Grande

Ibama apreende 10 toneladas de pescado em Rio Grande

Durante patrulhamento marítimo realizado na manhã de hoje, fiscais do Ibama no Rio Grande do Sul e policiais do batalhão ambiental da Brigada Militar abordaram uma embarcação sem licença de pesca, em Rio Grande (zona sul do estado).

O barco estava próximo à entrada da Barra de Rio Grande, fundeado no Graxo (uma área protegida, que os barcos usam para fundeio) e transportava 10 toneladas de pescado, a maior parte corvina, depois de 13 dias em alto mar.

A embarcação de médio porte (cerca de 16 metros) típica para pesca marítima, foi conduzida até uma empresa local para a retirada do pescado que foi integralmente doado. Segundo o agente ambiental federal, Luiz Louzada, a pesca sem licença contraria o artigo 37 do Decreto Federal 6.514/08 (que regulamenta a Leis dos Crimes Ambientais).

De acordo com informação prestada pelo mestre do barco, já há algum tempo ele exercia a atividade de forma ilegal, sem a devida licença. Todo o pescado foi doado para o Programa Mesa Brasil do Sesc, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e para o Museu Oceanográfico da Fundação Universidade do Rio Grande.

O barco foi apreendido e será levado para o cais público, próximo ao Museu Oceanográfico da FURG em Rio Grande depois de retirado todo o pescado.

Desde 21/01/2013 o Ibama/RS realiza, com apoio do Batalhão Ambiental da Brigada Militar a Operação Farfante, que visa coibir a pesca ilegal. As ações devem prosseguir naquela região e não tem data para seu encerramento.

Fonte:Ascom Ibama/RS

Maria Helena Firmbach Annes

Fotos: Flabeano de Castro – Ibama/RS

0 Comentários

Deixe uma resposta