cieloambiental@gmail.com

Fone cel: (54) 9.8132-5141
Notícias

NOVA FERRAMENTA DE PRECISÃO POTENCIALIZA O USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS

NOVA FERRAMENTA DE PRECISÃO POTENCIALIZA O USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS

Já está em Porto Alegre o equipamento adquirido pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) que possibilita conhecer a dinâmica do fundo dos rios e lagos do Rio Grande do Sul. Como um scanner, o ecobatímetro multifeixe produz imagens da superfície do fundo de rios e lagos.

Com tecnologia multifeixe, que confere visão ampla e de excelente qualidade, além da alta precisão, o ecobatímetro realiza a batimetria dos corpos hídricos ao coletar e fornecer simultaneamente informações que permitem o mapeamento das suas profundezas.

Através dos dados gerados pelo equipamento, que disponibiliza imagens em 3D, será possível realizar diagnósticos e acompanhar, por exemplo, mudanças provocadas pela mineração, o assoreamento em decorrência de processos erosivos, conhecer o volume de reservatório de barragens e açudes, além de mapear áreas de fundo alteradas pelas correntes.

Para a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Ana Pellini, o ecobatímetro vai contribuir para o uso racional dos recursos naturais. “Com as informações obtidas através deste equipamento, poderemos realizar o uso adequado dos rios e lagos, evitando prejuízos ambientais”.

Visando realizar o trabalho com precisão, inicia, no dia 20 de outubro, um treinamento para técnicos da Sema, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) que vão operar o equipamento.

Fonte: http://www.sema.rs.gov.br/

0 Comentários

Deixe uma resposta