cieloambiental@gmail.com

Fone cel: (54) 9.8132-5141
Notícias

Sema e Fepam apresentam resultados da 3ª semana de monitoramento da qualidade da água do Guaíba

Sema e Fepam apresentam resultados da 3ª semana de monitoramento da qualidade da água do Guaíba

Na terceira semana de monitoramento da qualidade da água do Lago Guaíba realizado pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) é possível verificar que alguns parâmetros se mantiveram e outros tiveram sua concentração reduzida nos pontos  2, 3, 4 e 5 com a contribuição do aporte de águas do rio Jacuí devido as chuvas do final de julho. No entanto, continua com o indicativo de grande influência de esgoto sanitário nos pontos monitorados, em especial no ponto 1, na foz do rio Gravataí.

As amostras desta semana foram coletadas na última segunda-feira (25) nos seguintes pontos: Ponto 1: Foz do rio Gravataí, Ponto 2: Depois da Casa de Bombas nº 5 do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Ponto 3: Depois da Casa de Bombas Pluvial do Trensurb, Ponto 4: Antes da captação de água do DMAE São João/Moinhos de Vento, Ponto 5: Depois da captação de água do DMAE São João/Moinhos de Vento.

Nesta terceira semana foram analisados os parâmetros: condutividade, temperatura, turbidez, oxigênio dissolvido (OD), pH, sólidos dissolvidos totais (SDT), sólidos suspensos totais (SST), alcalinidade, cloreto, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química de Oxigênio (DQO), ortofosfato dissolvido, fósforo total, Escherechia coli e nitrogênio amoniacal.

Novos parâmetros serão introduzidos nas próximas semanas a fim de complementar o monitoramento. Os órgãos ambientais terão, após três meses de monitoramento, uma série histórica de comportamento das condições da água do Guaíba, o que possibilitará uma avaliação mais adequada.

Veja aqui os parâmetros analisados e os resultados das análises das amostras coletadas.

Fonte: FEPAM / SEMA
Fone: (51) 32888114 / 8115

0 Comentários

Deixe uma resposta